About

Sobre mim:

Meu nome é André Americo e trabalho só com fotografia desde 2006. Nunca imaginei que seria fotógrafo, meu sonho sempre foi trabalhar como jornalista.

Ainda na faculdade, e sem emprego, acabei indo trabalhar como secretário em um estúdio fotográfico, em São José do Rio Preto (onde morava, na época). Eu nem pegava nas câmeras, só atendia telefone mesmo.

O meu chefe, dono do estúdio, fotografava a coluna social do principal jornal da cidade. Numa dessas reviravoltas da vida, ele se desligou do jornal. Na época, pensei que estar dentro de um jornal era meio caminho andado para me tornar, de fato, um jornalista. Me candidatei para a vaga.

Fui escolhido e, assinado o contrato, revelei ao meu novo chefe (que faço questão de registrar o nome, Otávio Valle) que eu jamais tinha fotografado e não sabia nem como funcionava uma câmera fotográfica. Pois bem, combinamos que eu chegaria mais cedo todos os dias para aprender o básico. E assim foi, passei a sair para as pautas junto com os fotógrafos de rua, à tarde, e à noite fazia o meu trabalho de fotógrafo social.
Depois de outro rodopio da vida, acabei voltando para minha cidade natal, Santo André. Já decidido a seguir a carreira de fotojornalista, resolvi que precisava de uma formação mais acadêmica, me matriculei no curso profissionalizante de fotografia da Escola Panamericana de Arte e Design, no qual me formei em 2010 e tive o certificado assinado (uma espécie de selo de qualidade) pelos fotógrafos Arnaldo Pappalardo e Bob Wolfenson.
Atualmente fotografo para o maior jornal do mundo, o Jornal Metro, que está presente em mais de 20 países do mundo. Também trabalho como freelancer para empresas e agências de publicidade. Fora isso, edito o blog “Por trás da Objetiva” e ministro workshops intensivos (com um dia de duração), sobre fotografia.
Para me contratar, receber informações sobre o workshop, ou bater um papo sobre fotografia, é só me ligar (11 89535104), me mandar um e-mail (andreamerico185@gmail.com), ou me seguir no twitter (@trasdaobjetiva)

Sobre Por trás da Objetiva:

O “Por trás da Objetiva” é um blog destinado a fotógrafos e amantes da fotografia. É o espaço onde publico meus estudos, impressões e detalhes da carreira de fotógrafo.O objetivo é dividir as minhas experiências, sucessos e fracassos na luta por um lugar ao sol.
Periodicamente, escrevo sobre referências fotográficas, técnicas, teorias e conceitos. Além disso mostro um pouco da minha rotina. Raramente falo sobre equipamentos fotográficos, a não ser que seja algo que usei e que melhorou efetivamente a minha fotografia, acredito que uma boa imagem é fruto muito mais das decisões do fotógrafo do que do equipamento empregado. Aliás, aqui só escrevo sobre o que faço ou o que experimento.
Sempre penso nesse espaço como algo aberto e colaborativo, por isso, conto com a participação de vocês para que o blog apresente sempre assuntos interessantes. A melhor forma de fazer isso é pelos comentários no blog, pelo twitter (@trasdaobjetiva), ou pela fan page do blog no Facebook (http://www.facebook.com/trasdaobjetiva)
Porque, afinal, fotografar é muito mais do que apertar o disparador.

Be Sociable, Share!

4 Responses to About

  1. Amigo André, tomei a liberdade de criar no meu blog um link para o teu Blog. Espero que não te importes e não leves a mal o facto de não ter pedido-te autorização. Pode ser?
    obrigado!

  2. avatar Felipe Novoa says:

    aooooooo muleke sumiu de rio preto abraço sucesso

  3. Pingback: assunto relacionado e fotografia, fotos de pessoas e objetos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>