Acampamento Sem Teto

No início do ano, fui visitar um acampamento organizado pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), aqui em Santo André. O local conta com mais de 300 famílias (cerca de mil pessoas), que moram em barracos com quase nenhuma infra estrutura. 10 cozinhas são responsáveis por alimentar os moradores, não há luz elétrica e os banhos são improvisados com galões de água. Toda a comida vem de doações.

O acampamento é cheio de crianças, que ajudam na montagem dos barracos e trabalham como gente grande. Na primeira visita, quando produzi as fotos, o assentamento ainda estava sendo montado, poucas famílias haviam se instalado, o terreno ainda era um grande vazio. Nas outras vezes em que estive lá, quase já não havia espaço para se locomover por entre os barracos.

Resolvi fazer um vídeo, não tenho experiência e nem conhecimento sobre o assunto, portanto, pensei em fotos em movimento. Para produzi-lo, fiz diversas visitas ao acampamento, deixava a camera sozinha, parada, em um tripé, filmando, enquanto conversava com as pessoas. No fim, por ser minha primeira experência com vídeo, achei que o resultado ficou satisfatório.

Pensar em imagens em movimento é muito diferente, mas acho que ajuda a desenvolver uma narrativa, mesmo com imagens estáticas. Gostei de fazer vídeos, vou pesquisar mais sobre o assunto. Equanto isso, me ajudem, critiquem, apontem erros e acertos

Posts Relacionados:

A fotografia como experiência

Vídeo Pauta: Hospital Abandonado

Sobre Fotografia e Pintura

Workshop Fotografia Básica

Be Sociable, Share!
This entry was posted in Fotojornalismo, Video pauta, Videos and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

8 Responses to Acampamento Sem Teto

  1. Santo Andre ja foi uma das melhores cidades do Brasil.
    Quanto aos problemas dos sem teto ,são os regeitados de outros estados e de outras cidades geralmente comandada por coroneis que nunca se preocuparam em educar seus habitantes, com os tres fatores principais para constituir uma familia, moradia, alimento e vestuario, que foram regeitados pelos seus governantes ,a solução encontrada foi imigrar para outras cidades deixando a familia no relento. com o crescimento desordenado,com violencia, os nativos da cidade foram obrigados a sairem de sua cidade causado pelo progresso sem planejamento.
    as familis sem teto deveriam ter apoio em suas origem

  2. avatar Eliane Leme says:

    André,
    gostei muito. Obrigada por dividir esse trabalho com os internautas do band.com. Pena que o retrato é tão triste. Estive em Soweto em 2010. Quando me perguntaram o que tinha achado do bairro sul-africano, respondi: é a cara do Brasil.
    abs, eliane

    • avatar americo says:

      Obrigado Eliane, realmente a semelhança com a África é incrível, por isso escolhi essa trilha sonora. O surreal é esse cenário na região mais desenvolvida do país

      Obrigado pela visita

      Abs

  3. Realmente, Américo, vídeo é outra linguagem. Acrescentar (e editar) som e movimento à câmera é um capítulo à parte, outra história. Mas, igualmente fascinante. Também gosto. E, a propósito, se puder revelar, que câmera usou? Bjks, belo trabalho!

  4. Pingback: O que é fotojornalismo? | Por trás da objetiva

  5. Pingback: Acampamento Sem Teto no FICA 2012 | Por trás da objetiva

  6. parabens , grande iniciativa , muito bom o motivo e as cenas ,,, vc vai longe trabalhando assim , mostrando e revelando momentos ,,, DEUS ABENÇOE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>