Fotometrando com o Iphone

Foto feita com Iphone

A fotografia com celular cresce dia após dia. O aparelho mais utilizado e o que oferece mais possibilidades é o Iphone. É possível conseguir boas fotos com esse celular (tanto o modelo 3gs, quando o 4), o tamanho e o fato de estarem sempre ao alcance das mãos é uma grande vantagem em relação às câmeras compactas. É possível disfarçar seu uso e conseguir imagens completamente espontâneas, onde os “modelos” não percebem que estão sendo fotografados.

Gosto muito de fotografar com o celular e participo do grupo UaiPhone, onde 22 fotógrafos de 5 países diferentes, compartilham suas “fotos de Iphone” em um blog. Todos os dias tem foto nova lá, vale a pena conferir sempre.

Vou postar, regularmente, dicas de como aproveitar melhor seu Iphone como câmera fotográfica. Existem vários macetes e aplicativos que facilitam o uso do aparelho.

A primeira coisa que se deve saber para fotografar com o Iphone é que é possível definir, mais ou menos, o tempo de exposição do clique. Tudo bem, não é bem uma fotometragem, é mais uma forma de burlar o tempo de exposição automático do aparelho, mas pode ser muito útil.

Ao apontar o Iphone para uma cena, clique com o dedo em diferentes pontos da tela. Teoricamente, essa é a forma de definir o foco da imagem. Mas como a lente do Iphone é angular, a profundidade de campo de foco é alta. Portanto, se estiver fotografando um objeto relativamente distante do aparelho, essa função foco se transforma num fotômetro. Experimente apontar o aparelho para o sol, depois clique com o dedo bem em cima do sol. A imagem ficará mais escura nas bordas e será possível enxergar perfeitamente o sol, uma vez que a câmera do Iphone irá se adaptar para registrar uma quantidade muito grande de luz. Em seguida, no mesmo quadro, clique no céu, o mais distante possível do sol. A imagem ficará mais clara e o sol irá estourar. Isso ocorre porque a câmera entende que é necessário que mais luz a sensibilize para que aquele ponto receba quantidade de luz suficiente

Dessa forma é possível ajustar, mais ou menos, a quantidade de luz para cada foto.

Fiquem ligados para saber mais dicas sobre fotografia com Iphone. Podem mandar dúvidas e sugestões e não deixem de visitar regularmente o UaiPhone, vale a pena

Be Sociable, Share!
This entry was posted in Dicas, Foto do dia, Iphone and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

5 Responses to Fotometrando com o Iphone

  1. Bem interessante e ótima dica. Pra mim, só falta o iPhone :)

  2. Pingback: Foto com Iphone é coisa séria | Por trás da objetiva

  3. avatar milton majella says:

    Bem lembrado, função importante que só agora percebi.

  4. Pingback: Ganhe um workshop de fotografia básica do “Por trás da Objetiva” | Por trás da objetiva

  5. avatar João Carlos N Alves says:

    Bom dia vc tem alguma foto planetária feita com iphone + objetiva? Poderia me mostrar?

    Abrçs, João Carlos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>