Foto do dia

Favela Joaninha, originally uploaded by André Americo.

Mais uma do morro da Joaninha, vi essa família toda na frente da casa, estavam lá me olhando, acompanhando o meu trabalho como se eu fosse algo de outro mundo, ou algo que merecesse atenção. Quis virar o jogo, me voltei para eles e passei a fotografá-los. Nesse momento, se juntaram quase que automaticamente, meio que sem perceber, para que cabessem todos no quadro, ou para parecerem unidos como uma família deve ser. Até o cachorro, que estava mais ao lado, se aproximou para “pertencer.

Uma coisa que me chamou a atenção foi o tamanho da matriarca (o título pode parecer estranho para uma mãe tão jovem, mas a intenção é evidenciar exatamente isso), ela é do mesmo tamanho do filho mais velho (está com sandália plataforma, por isso parece um pouco maior), que não deve ter mais do que dez anos. A posição do cachorro me agrada muito também, parece um animal selvagem, uma pantera. Ele olha pra mim de uma maneira meio ameaçadora, do tipo “o que você está apontando para a minha família? Estou de olho”.

O único indiferente a mim é o menino de calça azul, não lembro o que ele estava fazendo, me parece que estava contando algo com a ajuda dos dedos, “um, dois, três”. A expressão no rosto dele é esquisita, deformada, me incomoda bastante, sugere que estivesse dizendo alguma coisa, não me lembro.

A família toda, incluindo o marido, que, se é que existe, deveria estar trabalhando na hora da foto, vive nesse cubo de tijolos atrás deles. A casa termina no limite da caixa d’água (em cima) e os pedaços de madeira (em baixo). Não é das moradias menores no morro, já encontrei famílias tão numerosas quanto esta que viviam em dois cômodos, contando com banheiro e cozinha. De qualquer fora, não me parece o local adequado para se viver, ainda mais considerando que em baixo dessa terra existe um lixão desativado.

Exif:

Canon 5d
24~70mm f2.8
1/125s
f5.0
iso 50
Distância focal 24mm

Be Sociable, Share!
This entry was posted in Foto do dia, Fotojornalismo and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>