Rei dos gols de “bicicleta”

Categoria: Sem categoria segunda-feira, 28 de maio de 2012 às 17:23
 

Leônidas da Silva

“Era muito melhor que Pelé”, afirmam aqueles que tiveram o privilégio de ver Leônidas da Silva jogando. Leônidas, o Diamante Negro, nasceu no Rio de Janeiro em 1913, e foi um dos maiores goleadores do futebol brasileiro. Dos chamados “grandes” do Rio, só não jogou pelo Fluminense, tendo sido tetracampeão carioca pelo Botafogo. Foi no São Paulo, no entanto, que passou a maior parte de sua carreira, de 1942 a 1950, tendo se sagrado pentacampeão pelo tricolor paulista. Se você consultar na Internet o Wikipédia, lerá que Leônidas se autoproclamava inventor da plástica jogada conhecida como gol de bicicleta. Tal afirmação não está devidamente fundamentada porque bem antes do surgimento da Internet eu o entrevistei algumas vezes e nunca ouvi dele tal afirmação:

http://

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Leônidas da Silva também conhecido como “homem borracha”, por causa da sua elasticidade, morreu em 2004 numa clínica em Cotia, onde estava há meses internado, acometido do mal de Alzheimer. Tivesse no seu tempo a televisão, como a teve Pelé a vida toda e, Leônidas sim, é que seria considerado o rei do futebol, afirmam convictos os filhos e netos daqueles que vibraram nos estádios com suas jogadas geniais.

Respostas (5) Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook
  1. Sr. parron. O sr. como torcedor daquele time da marginal, tem que admitir que o Leonidas jogou no SPFC.

    Abraço !

  2. claudio vicente sonetti disse:

    Parron, faltou o crédito ao Geraldo José de Almeida que narrou este gol!

  3. Pedro Luiz Boscato disse:

    Não posso falar porque não vi Leônidas jogar. Ouvi muitos comentários, porém, pela maioria deles, de quem viu os dois, Pelé foi superior, Pelé inigualável. Se bem que todos elogiaram e bem Leônidas, porém, afirmaram Pelé ter sido melhor. Oberdan Cattani, grande ídolo do futebol, participando uma vez do programa Mesa Redonda pela TV Gazeta, afirmou que dentro da área Leônidas era mais perigoso. Só me resta, como não vi o Diamante em ação jogando, respeitar as opiniões.

Responder