Rádio Bandeirantes 75 anos: elenco de primeira

Categoria: Sem categoria segunda-feira, 23 de abril de 2012 às 17:15
 

No começo da década de 50, para fazer jús ao slogan de “A Mais Popular Emissora Paulista”, João Jorge Saad resolveu investir pesado no departamento artístico da rádio Bandeirantes. Foi assim que no começo de 1953 o cantor João Dias, sucessor de Francisco Alves, o rei da voz, falecido alguns meses antes num trágico acidente de carro na via Dutra, teve seu contrato renovado com a Bandeirantes. Como era moda naqueles tempos, o contrato foi assinado em público, no auditório da emissora, durante uma de suas apresentações:

http://

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Depois do artístico, os investimentos voltaram-se para o jornalismo e para o departamento esportivo. Na segunda metade da década de 50, foram contratados Pedro Luiz e Mário Moraes que formaram com Edson Leite, que já era o narrador oficial da Bandeirantes, a equipe de maior prestígio e de maior audiência no rádio esportivo do Brasil até hoje, semente geradora do insuperável Scratch do Rádio. No jornalismo, Alexandre Kadunc também criava uma plástica absolutamente inovadora nos noticiosos do rádio, usando muitos efeitos de sonoplastia e textos que faziam ligação entre as notícias, uma espécie de “ponte”, ou seja, notícias encadeadas, muitos repórteres nas ruas, corrrespondentes nas Capitais e setoristas em locais estratégicos como a Central de Polícia, Departamento de Investigações, Polícia Rodoviária, QG da Polícia Militar, DST, atualmente Detran, Aeroporto de Congonhas, Estação Rodoviária,etc. Eram chamados de “Os Titulares da Notícia”. Momento de grata memória dessa extensa jornada de 75 anos da rádio Bandeirantes AM.

Respostas (7) Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook
  1. maquiavel disse:

    muito bom…precisamos resgatar realmente o que era bom aos nossos ouvidos, que tal lembrar de ENZO DE ALMEIDA PASSOS e as mais ,mais na Bandeirantes, os maiores sucessos

  2. Caro Milton, sou ouvinte da band. desde que me conheço por gente herença do meu pai, morei durante muitos anos na V. Merçes ao lado da Antena, ia dormir ouvindo Moraes Sar. acordava, com primeira hora e não consigo esqueçer a trilha cantada, acompanho até hoje e adoro os programas e reportagens de epoca em especial sobre Janio/Ademar. Hoje moro em Alagoas tenho uma FM , que cobre AL/SE/PE/BA, e procuro seguir o que aprendi ouvindo a band. acompanho a programação pela Internet e quando estou em Maceio pela Palmares 800 , num sabado estava tão ruim a programção da Palmares, que passei lá e pedi linKa na Bandeirantes por favor, e fui convidado para montar a programação da Rádio, mas como já é dificil cuidar de uma não dá pra duas . UM GRANDE ABRAÇO .

  3. Gostaria de parabenizar a radio bandeirantes pelos seus 75 anos de comunicação e envio de boas notícias aos seus ouvintes. A comunicação se faz necessária para manter a população bem informada. continuem com essa nobre missão de anunciar a boa nova no ar.
    Sou diretor do Colégio Salesiano Santa Teresinha da Zona Norte e também completamos nesse dia 09 de maio 75 anos de educação preventiva, como nosso fundador Dom Bosco acreditou, com a Razão, Religião e Amorevollezza, carinho e afeto. Somos uma escola de tradição no bairro Santa Terezinha e de muitos ex-alunos realizados profissional e vocacionalmente. Queremos assim nos congratularmos com vocês nesses 75 anos de incentivo, estímulo e formação para essa população maravilhosa da nossa querida cidade de São Paulo.
    Parabéns e que Deus continue sempre protengendo vocês, profissionais de qualidade e de educação.
    PARABENS MUITAS FELICIDADES E MUITAS NOTICIAS BOAS E INCENTIVADORAS DO BEM.
    Abraços, paz e alegria. Pe. Aramis Francisco Biaggi.

  4. Lourival Augusto disse:

    Sr. Milton Parron. Sou um apaixonado pelo rádio e por suas histórias e reportagens. Gosto muito de visitar o seu blog e escutar essas preciosidades que só encontro aqui. Continue assim mantendo viva a nossa memória. Todos nós lhe agradecemos por seu trabalho.

  5. Paulo Mateus Ciccone disse:

    Prezado Milton, como faço para adquirir (ou baixar) grandes momentos da RB, especialmente narrações esportivas de Pedro Luiz e Flavio Araújo? Existe alguma “loja” virtual para isso?

Responder