Mauricio de Sousa é o 6º escritor mais lembrado pelos brasileiros


O desenhista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Monica, foi considerado pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil o 6º escritor mais lembrado pelos brasileiros.

O levantamento, realizado pelo Instituto Pró-Livro, foi feito em 2011 e divulgado agora. Na pesquisa anterior, o desenhista tinha ficado em 10º lugar.

Os cinco mais citados foram Monteiro Lobato (1º) Machado de Assis (2º), Paulo Coelho (3º), Jorge Amado (4º) e Carlos Drummond de Andrade (5º). Ziraldo, outro importante nome das histórias em quadrinhos, criador do Menino Maluquinho, aparece em 15º.

Mauricio está à frente de outros nomes consagrados da literatura nacional, como José de Alencar, Cecília Meireles, Fernando Pessoa e Graciliano Ramos.

O estudo, que foi realizado entre 11 de junho e 3 de julho do ano passado, somou 5.012 entrevistados, em 315 municípios do país.

A pesquisa também revelou a frequência em que as pessoas costumam ler quadrinhos. A maior parte diz acompanhar uma vez por semana (46%) ou uma vez por mês (42%).

Os quadrinhos aparecem como uma das formas de publicação mais lidas do país, em 8º, atrás apenas da Bíblia, dos didáticos, dos romances, dos religiosos, dos contos, dos infantis e da poesia.

Sobre Vanessa Lorenzini