Conheça redes sociais infantis

O Orkut e o Facebook são liberados somente para usuários com mais de 13 anos, então as crianças devem procurar outras formas de diversão na web. O que alguns não sabem é que há outras redes sociais que oferecem serviços mais seguros de interação.

O Migux, no ar desde 2008, é destinado a crianças de 5 a 12 anos e seleciona um conteúdo divertido para os pequenos, como filmes pré-selecionados.

O usuário do Migux, da Disney, pode desenhar e conversar com os amiguinhos. No bate-papo, porém, há uma restrição: palavrões são proibidos.

Há também o Club Penguin, rede social em que viramos pinguins. Lá não se pode usar nomes reais nem fotos, mas há diversos jogos. Também é possível participar de um bate-papo com frases prontas.

Mesmo com essas outras opções, estima-se que milhões de crianças estejam no Facebook. Segundo o “Wall Street Journal”, a empresa de Mark Zuckerberg está pensando em ferramentas para os pais controlarem o acesso dos filhos.

Se você for maior de 13 anos ou tiver autorização dos pais para acessar o Facebook, veja dicas importantes da SaferNet, organização que luta para manter a segurança na internet:

*Coloque menos informação possível na sua conta. Divulgar endereço, telefone e/ou e-mail é um grande risco;
*Você pode colocar fotos, só tome cuidado para que elas não revelem o endereço de sua casa ou de sua escola;
*Bloqueie ou peça para um adulto bloquear os contatos indesejados;
*Não escreva os lugares em que vai estar. Melhor fazer isso por telefone com pessoas confiáveis;
*Nunca aceite solicitações de amizade de alguém que não conhece;
*Troque sua senha com frequência.

Sobre Vanessa Lorenzini