Blog do Follador – O Cara da Previdência

mai/10

25

Como se considera a idade no fator previdenciário

A Joana de Brusque fechou 30 anos de contribuição ao INSS e tem 50 anos e seis meses de idade. Pergunta se, aposentando-se já, estes seis meses contam para o valor da aposentadoria ou se deve esperar os 51 anos.
Boa pergunta. Até especialistas têm dúvida.
Vamos lá: a fórmula do fator previdenciário, no numerador, na parte de cima, tem o tempo e a alíquota de contribuição e a idade da aposentadoria. O tempo de contribuição da Joana será 30 anos e a alíquota 0,31- ou 31% (20% de contribuição do patrão e 11% dela). E a idade considerada serão os 50 anos e meio.
Assim, aposentando-se já, ela não perde os seis meses no cálculo da aposentadoria inicial.
Mas, atenção: no denominador, na parte de baixo da fórmula, tem a expectativa de sobrevida, ou de quantos anos ela deve receber aposentadoria. O IBGE divulga esta expectativa para a idade cheia. No caso dela, 50 anos. Mas aos 50 a sobrevida projetada é maior que aos 51 anos. Resultado: aqui há uma pequena perda se ela não esperar os 51 anos.
Noves fora, saia já Joana.

Nenhuma tag

1 comentário

  • Joaquim Masson · 17 de julho de 2012 às 23:12

    Tenho 35 anos de contribuição e 55 anos completos de idade, contribuo a mais de 10 anos consecutivos pelo teto máximo 11% minha média salarial é de 2.100,00. Quanto devo receber se me aposentar agora?? quantos porcentos devo perder pelo fator previdenciario?? Se a nova lei que será votada em agosto passar, será melhor para mim, devo esperar mais??

Responder

<<

>>

Theme Design by devolux.nh2.me