Blog do Follador – O Cara da Previdência

set/11

29

Cálculo do valor da aposentadoria por idade

O José, de Ilhabela, tem 65 anos e me pergunta se pode pedir a aposentadoria por idade e de quanto ela seria.

Olha, se além dos 65 anos tiver, no mínimo, 15 de contribuição, pode pedir sim a aposentadoria. E esses 15 anos de contribuição podem ter sido em qualquer época.

Por outro lado, quanto ao valor, existem duas formas de cálculo: uma, consistirá numa renda mensal equivalente a 70% do salário de benefício mais 1% por ano de contribuição, limitado a 100%. Assim, se ele tiver 15 anos de contribuição, receberá de aposentadoria 85% do salário de benefício.

A oura forma de se calcular o valor é através do fator previdenciário, que leva em conta o tempo e a alíquota de contribuição, a idade na aposentadoria e a expectativa de sobrevida, ou quanto tempo ele viveria recebendo aposentadoria. Neste caso, como o tempo de contribuição é muito baixo- só 15 anos-, a renda seria de apenas 44% da média dos 80% melhores salários de contribuição. Melhor, portanto, o primeiro cálculo.

Agora, ele não tem que se preocupar, pois o INSS faz as duas contas e aplica a mais vantajosa.

Portanto, José, pode preparar a vara de pescar. E ótima velhice para você.

Nenhuma tag

152 comentários

  • Author comment by follador · 2 de julho de 2015 às 13:39

    Prezado Raimundo,
    No seu caso, a sua aposentadoria poderá ocorrer quando completar 65 anos de idade, ou, 35 anos de contribuição (prevalecendo o que vier antes).
    Caso tenha interesse em mais informações, contate-nos via e-mail: atendimento@renatofollador.com.br
    Saudações, Renato Follador.

  • Author comment by follador · 2 de julho de 2015 às 13:44

    Prezada Maria Cristina,
    Com a edição da MP676/2015, é possível por tempo de contribuição sem a incidência do fator previdenciário, desde que a mulher atinja, no mínimo, a soma de 85, ou seja, 30 anos de contribuição e 55 anos de idade.
    Entretanto, para quem cumprir com, no mínimo, 30 anos de contribuição no caso das mulheres, e não atingir a soma mínima de 85, poderá se aposentar por tempo de contribuição, mas com a incidência do fator previdenciário.
    Caso tenha interesse em mais informações, contate-nos via e-mail: atendimento@renatofollador.com.br
    Saudações, Renato Follador.

1 2 3 4

Responder

<<

>>

Theme Design by devolux.nh2.me